A temporada de corridas está chegando e a hidratação é fundamental!
Queremos ajudar você a escolher a bebida esportiva certa para arrasar nas corridas desta temporada.
Existem TANTAS opções de produtos de hidratação que pode se tornar esmagador. Carboidratos? Nenhum carboidrato? Um pouco de sódio? Muito sódio? Bebida esportiva? Eletrólitos? No blog deste mês, vamos detalhar tudo para você!
Se você estiver interessado em aprender mais sobre como ingerir carboidratos adequadamente para seu evento, leia nosso blog aqui!
Qual é a diferença entre bebidas esportivas e eletrólitos para hidratação?
Antes de decompor os cenários, é importante entender a diferença entre bebidas esportivas e eletrólitos. Todas as bebidas esportivas contêm eletrólitos, no entanto, nem todas as bebidas eletrolÃticas são bebidas esportivas. A diferença está no conteúdo de carboidratos.
Bebidas esportivas
Bebidas esportivas são compostas de sódio e potássio, que são eletrólitos, MAIS carboidratos na forma de açúcares, como glicose (entre outros), que é a fonte preferida de energia do corpo durante o exercÃcio.
O objetivo da formulação de uma bebida esportiva é fornecer carboidratos como fonte de combustÃvel para uso durante o exercÃcio, bem como estimular a rápida absorção de fluidos. Isso permite que o corpo acelere a reidratação e promova a recuperação após o exercÃcio.
Eletrólitos
Os eletrólitos, por outro lado, são compostos por maiores quantidades e diversidade de minerais, como sódio, potássio, magnésio e cálcio, sem conter carboidratos (ou contendo vestÃgios de carboidratos).
O papel dos eletrólitos no corpo é de vital importância, pois contribui para a regulação de fluidos, manutenção da pressão arterial e contratilidade muscular.
Quando você fica desidratado pela perda de suor, esses nÃveis de minerais podem ficar desequilibrados, o que pode causar cólicas, náuseas, dores de cabeça, fraqueza e tonturas.
DesequilÃbrios eletrolÃticos são especialmente comuns em perÃodos de temperaturas extremas, como em climas muito frios ou muito quentes, principalmente se você treinou no frio e depois teve um dia de corrida anormalmente quente.
Temos um post inteiro no blog discutindo a utilização adequada de eletrólitos durante o treinamento em clima frio, que você pode conferir aqui.
Como escolher a bebida CERTA para a hidratação máxima
Então, agora que temos uma melhor compreensão sobre qual é a diferença entre bebidas esportivas e bebidas eletrolÃticas, como usamos essa informação? Há algumas coisas a considerar para fazer escolhas que darão suporte aos nossos corpos durante o treinamento e fornecerão o que precisamos para nos recuperar? Primeiro, você deve considerar estas três perguntas:
- Por quanto tempo vou treinar?
- Eu suo muito?
- O que funciona para o meu sistema gastrointestinal?
1. Por quanto tempo estou treinando?
Para menos de 60 minutos de treino/corrida, você não precisa necessariamente depender de bebidas que contenham carboidratos. Nessa situação, um eletrólito pode funcionar bem.
Nossa equipe tem uma lista de favoritos, incluindo Nuun (se você puder colocar as mãos no sabor sazonal de Kona Cola, digamos que compre tudo!), Propel, Liquid IV e LMNT. Todas essas opções darão a você a reposição mineral que você precisa para se reidratar.
Se você estiver treinando/correndo por mais de 60 minutos, você vai querer escolher uma bebida esportiva, pois você estará acessando seus estoques de glicogênio para dar energia ao seu esforço por um longo perÃodo.
Se você não estiver tomando uma bebida esportiva, pode ser difÃcil atingir suas metas de carboidratos por hora para manter energia e resistência sem causar problemas gastrointestinais.
Skratch e Tailwind são alguns dos favoritos da nossa equipe para bebidas esportivas. No entanto, aqui é onde você pode querer testar o que será fornecido no curso do seu evento se você não planeja levar seus próprios lÃquidos no curso.
Se você não tolera a marca ou o sabor da bebida esportiva fornecida, já está na hora de planejar encontrar uma opção que funcione para você e praticar levar suas próprias bebidas esportivas.
2. Eu suo muito?
A perda de suor pode esgotar completamente sua hidratação e eletrólitos, no entanto, a taxa e a composição do suor são altamente individual. Para planejar sua estratégia de reposição de fluidos, é importante considerar seu estilo pessoal de suor.
Como a maioria dos atletas recreativos não faz testes de suor, existem algumas maneiras simples de avaliar isso:
– Você transpira quando treina?
– Você tem resÃduos brancos, arenosos ou granulados ao redor da linha do cabelo, braços ou pernas após o treino?
– Você percebe que está com uma sede incomum, apesar de beber muitos lÃquidos?
Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, você pode suar muito! Se esse for o caso, você pode querer olhar para uma bebida esportiva ou eletrólito (novamente, dependendo da quantidade de tempo que você estará treinando) que tenha um conteúdo de eletrólito mais alto.
Os eletrólitos são essenciais no processo de hidratação, eles ajudam a abrir “mais portas†na sua célula para hidratar mais rápido do que somente água.
Fato engraçado: Os carboidratos TAMBÉM abrem outra porta para hidratação mais rápida. A ciência da hidratação é densa. Embora amemos ser geeks, o fato simples é que soluções enriquecidas com eletrólitos e/ou carboidratos utilizam a tonicidade dos fluidos e vias celulares do seu corpo. Isso permite que eles melhorem a reidratação de forma mais eficaz do que a água sozinha.
3. O que funciona para o meu sistema gastrointestinal?
Você já ouviu “nunca tente nada novo no dia da corrida†e esta não é exceção. Não há, literalmente, sensação pior do que estar no percurso e sentir desconforto gástrico.
Você passa muitas horas treinando para eventos, e treinar sua coragem deve fazer parte disso. Por favor, não deixe isso para o acaso no dia do evento!
Recomendamos começar a testar seu combustÃvel e hidratação na corrida pelo menos 2-3 meses antes do seu evento. Praticar seus produtos de hidratação permite que você tenha certeza de que seu sistema GI os tolera.
Uma das nossas dicas favoritas é verificar o site da corrida e descobrir quais bebidas esportivas eles oferecem no percurso e experimentá-las durante o treinamento.
Esta é uma lista dos nossos produtos favoritos!
Acerte na sua nutrição no dia da corrida
Isso também lhe dará alguma prática com o aumento da sua taxa de fluidos por hora. Confira nossa postagem no blog sobre como acertar na nutrição do dia da corrida aqui.
A razão número 1 pela qual as pessoas não têm sucesso em seus eventos de resistência é que elas têm um plano de alimentação e hidratação ruim. Não deixe que isso aconteça com você!
Ter curiosidade sobre o que funciona para seu corpo com bastante antecedência ajudará você a solidificar estratégias e produtos que o ajudarão a chegar à linha de chegada, não importa o evento.
A lição
Antes de decidir sobre seu plano de hidratação para o dia da corrida, é importante entender as diferenças entre eletrólitos e bebidas esportivas.
Você também deve se fazer estas 3 perguntas principais:
- Por quanto tempo vou treinar?
- Eu suo muito?
- O que funciona para o meu sistema gastrointestinal?
Depois de responder a essas perguntas, você pode começar a testar alguns produtos de hidratação para ver o que funciona para você!
Se você achou este blog útil, mas ainda tem alguma dúvida – nós temos exatamente o que você precisa! Nosso Fuel for More Society é nosso programa de associação onde você tem acesso a chamadas mensais em grupo, oportunidades para fazer perguntas e MAIS. Saiba mais aqui.